quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Outra aula como aquela?


A aula surpreende?



Uma aula que não seja a mesma da semana passada, do semestre passado, do ano passado. Que não seja a mesma da sala de aula ao lado, ou da sala de aula do outro prédio. Ou ainda, que não seja igual a aula que o aluno acabou de (não) assistir no horário anterior.

Não dá mais para pensar que aulas são só as expositivas. Eu escrevi SÓ. Haverá, na minha opinião, sempre um conteúdo, um assunto que pode ser ministrado (em parte) por uma aula expositiva.

Eu tenho pensado que é preciso colocar o aluno, a aluna na ação de aprender. A gente ouve por aí que a aula deve(ria) ser centrada no aluno. Eu tenho tentado organizar meu pensamento assim:

1. Qual é o conhecimento que o aluno traz sobre o assunto que vamos (eu disse: vamos!) trabalhar? Neste caso é preciso conhecer atividades que proporcionem ao professor fazer a identificação delas. E este é um dos motivos deste 'blog'. Quero criar um memorial de exemplos de atividades, que passem por este tipo de objetivo metodológico.

2. Qual é o conhecimento que o grupo de alunos poderá construir coletivamente? Neste ponto posso pensar em algumas perguntas: onde será a atividade? quais os recursos necessários, desejados e possíveis para aquela atividade? quanto tempo preciso para 'agrupar' conhecimento? Quais as atividades devem ser conduzidas para começar a 'desvendar' o conteúdo?

Aqui, de novo, preciso colecionar as atividades (técnicas, metodologias, dinâmicas...) que podem ajudar no desdobrar das etapas que precisam ser desenvolvidas para aprender o conteúdo.

3. Onde está a professora? Ou seja o que eu estaria fazendo durante todo o processo? Para cada atividade associada a um conteúdo a ser trabalhado como eu estaria atuando?

É bem bonito falar que o professor é o mediador, que é o facilitador. Legal! Mas como operacionalmente ela age (eu faria) em cada tipo de atividade? Se não planejar, se não pensar antecipadamente vai ser improviso.

4, 5, 6 .... Ainda há outros pontos: integrar os alunos no processo, escolher o conteúdo em função da estrutura curricular e carga horária, avaliação.

Um pouco, por vez!

https://www.d2l.com/blog/top-4-activities-increase-student-engagement/


O link leva ao ebook:



O link trata de atividades sugeridas para o ensino superior na expectativa de envolver os alunos:

Provoke conversations and challenge studentsEncourage social media usageBe clear about how and when to get in touchUse automation to monitor progress and communicate with students


  







Nenhum comentário:

Postar um comentário