Pessoal, vamos formar grupos...
É possível que um ou outro aluno já faça cara feia e fique emburrado... e tem dia que (eu!) queria tudo, menos ter que realizar uma atividade com um colega da sala de aula. 😕
Mas nem sempre é possível fazer só aquilo que a gente gostaria e vou ter mesmo é que trabalhar com 'o coleguinha'.
Nem vou repetir que será preciso aprender a lidar como isso: que tenho que aprender a trabalhar com outra pessoa, e que não dá pra fazer só o que a gente quer. Mas é bom saber que uma dentre as competências que se espera dos profissionais do 'futuro' é a da habilidade de trabalhar em grupo.
Como separar os grupos para as atividades? Esta é uma pergunta que não deveria ser respondida de apenas uma maneira. Quantos grupos? 5! Conta de 1 a 5, e separa os grupos. De novo? Os alunos já ficam antecipando com quem ficarão.
Por isso resolvi fazer uma lista de possíveis maneiras de organizar, e separar os alunos.
1. Vire sua cadeira para a esquerda. Este será seu par.
2. Forme dois círculos de alunos, um interno e o outro externo. A cada sinal do professor o grupo interno se move no sentido horário.
3. Qual os interesses dos alunos? Agrupe-os baseado nas suas declarações.
4. Faça algumas perguntas. Agrupe os alunos em função das respostas - grupo das respostas iguais, ou grupo das respostas diferentes.
5. Agrupe-os em função da escolha de cartões coloridos - todos da mesma cor, ou grupo de cores diferentes.
6. Quem faz aniversário no mesmo mês que você? Pronto, já temos 12 grupos. Uma variação é pedir que a turma toda se alinhe em função da sua data de aniversário, porém SEM FALAR uma só palavra. Indique o início (janeiro). Esta é uma maneira de promover interação entre os participantes ou alunos.
7. Coloque 4 ou 5 (o número de grupos que quer formar) cores, formas, balas... diferentes em uma sacolinha e entregue um para cada aluno, ao chegarem para a ocasião. Organize os grupos pelas formas recebidas.
8. Use um baralho. Distribua uma carta para cada participante. Separe os grupos pelos naipes, ou pelos números e letras.
E essa é muito interessante para organizar um grupo para refazer uma atividade avaliativa.
9. Depois de uma avaliação somativa classifique os alunos em ordem decrescente. Separe em n grupos, incluindo um dos n alunos que se tiveram melhores avaliações. Depois comece a separar pelos que ficaram por último na lista. Estes grupos terão aqueles que saíram-se bem, e o que não se saíram tão bem juntos. Esta separação em n grupos, na minha opinião, deve sr feita previamente pelo professor.
10. Como você separa os participantes em grupos? Deixe uma sugestão.
Uma próxima pesquisa será sobre atividades para 'quebrar o gelo'. Vou começar com este vídeo!

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